| | Biobanco - Rede Acadêmica de Pesquisa sobre o Câncer
BIOBANCO - REDE PREMIUM Do direito de uso das amostras biológicas - O Biobanco, por reunir quantidade considerável de amostras biológicas humanas e as informações a elas associadas, pode ser considerado ferramenta capaz de impulsionar as pesquisas médicas e modificar as políticas de saúde pública pelo potencial em promover melhor compreensão das doenças, a evolução constante para melhoria das modalidades de tratamento e conhecimento sobre a prevenção do câncer.
- O contexto legal atual, que envolve as práticas realizadas pelos Biobancos, define questões éticas referentes a proteção dos direitos e da privacidade dos participantes, a aplicação do consentimento informado para garantia da decisão autônoma do participante que cede-nos sua permissão para armazenamento e uso das amostras - e não a posse destas, a rastreabilidade para possível retorno dos resultados a eles, ao descarte por retirada do consentimento ou baixa qualidade das amostras e ao compartilhamento do material biológico com outras instituições e países.
- O público, em sua maior parte, desconhece o que é Biobanco até que seja abordado para a permissão de coleta, armazenamento, processamento e concessão de uso do material biológico. Desta forma, acredita-se que uma comunicação clara sobre a finalidade de um banco de tumores pode ilustrar os benefícios que tanto a estrutura organizacional como o participante, quando for o caso, podem adquirir, facilitando assim a compreensão e a tomada de decisão.
- É fundamental que as pesquisas desenvolvidas que utilizarem as amostras armazenadas por este Biobanco sejam conduzidas através dos preceitos éticos e que, acima de tudo, sejam defendidos os interesses e direitos dos participantes garantindo o sigilo no uso das informações sobre sua saúde e estilo de vida pessoal e dos dados relacionados às amostras como, por exemplo, informações genéticas de potencial interesse para o indivíduo, mas cujo significado ainda hoje desconhecemos.
- Assim, caberá à coordenação do Biobanco a avaliação de propostas de uso de amostras biológicas aqui armazenadas, mediante à apresentação de projetos de pesquisa específicos a este núcleo.
- Investimento no Biobanco
- O Biobanco é um núcleo de apoio à pesquisa/NAP de instrumentação, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo e pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
- A proposta de funcionamento encontra-se aprovada pelo CONEP/Ministério da Saúde.
- Projetos específicos, aprovados pelo CEP/CAPEPesq da Instituição podem contar com os serviços deste NAP. Maiores informações com os pesquisadores responsáveis.
- BIOBANCO - Centro de Investigação Translacional em Oncologia
Equipamentos neste NAP 05 Freezers -80C Thermo Scientific Revco Value PLUS 01 QIACube 01 Nanofotômetro P-Class P330 - IMPLEN 01 Centrífuga Thermo Scientific - Sorvall 16R1 01 Criostato Hyrax c 25 - Zeiss 01 Centrífuga 5415R Eppendorf 01 Thermostat Plus 2mL Eppendorf 01 Agitador Vortex Vixar 01 Balança Eletrônica Toledo 01 Centífuga Mini Spin Prism 01 Microdissecção a laser Leica LMD6500 01 TapeStation 2200 Agilent 01 Vortex IKA MS3 Agilent 01 Freezer -18C Consul 01 Geladeira biplex acoplado ao refrigerador Consul
Núcleo de Proteômica e Metabolômica do Câncer
| |