Apresentação



Rack Tecniplast e modelo Zebrafish

O Zebrafish, peixe-zebra ou paulistinha é um pequeno teleósteo (3-4 cm) de água doce, da família Cyprinidae, com origem asiática que nos últimos anos vem atraindo a atenção da comunidade científica. A sua utilização como modelo experimental vem crescendo exponencialmente nos maiores centro de pesquisa no mundo.
         Seu uso como modelo experimental é muito vantajoso dado a sua fácil manutenção, pequeno porte, econômico para criação, rápido metabolismo, com alta taxa reprodutiva e com seu genoma completamente sequenciado. Os genes deste teleósteo são evolutivamente conservados e apresentam um alto grau de similaridade com os genes humanos e de camundongos. Constitui excelente modelo para estudos comportamentais, genéticos, toxicológicos e para desvendar o mecanismo de diversas doenças humanas bem como testar novos agentes terapêuticos. As características de sua embriogênese são bem conhecidas, assim como o destino celular durante o seu desenvolvimento.
O principal objetivo do Núcleo de Zebrafish na Rede PREMiUM é oferecer para a comunidade científica um novo modelo experimental e seu parque de equipamentos para a realização de pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento.    





 

Rede PREMiUM FMUSP
Av. Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César
CEP: 01246-903
São Paulo-SP
INSTITUCIONAL SERVIÇOS CONTATO