Apresentação dos equipamentos


Abaixo estão todos os equipamentos integrantes da Rede PREMiUM de Equipamentos Multiusuários. São equipamentos de última geração e são operados por técnicos altamente capacitados para oferecer o melhor resultado possível para sua necessidade.

As regras para utilização dos produtos e serviços oferecidos pelos laboratórios são facultativas a cada laboratório e deverão ser consultadas previamente em seus locais de utilização.

Todos os produtos e serviços oferecidos pelo laboratórios são passíveis de pagamento pelo usuário e deverão ser feitos conforme uma das maneiras oferecidas pela Rede.

A Fundação Faculdade de Medicina faz a gestão financeira de todos os laboratórios, sendo de sua responsabilidade a emissão de notas fiscais, sendo o cadastro obrigatório para emissão de documentos.

CITOMETRIA
 CIT-01 - BD LSRFortessa (CFA)CFA
BD LSRFortessa

É um citômetro de fluxo concedido pelo programa equipamentos multiusuários da FAPESP (Processo nº 2009/54219-8). Este equipamento é capaz de realizar a detecção de até 11 distintas fluorescências distintas.

 

 CIT-02 - BD FACS Fortessa LSR II (CFA2)CFA2
BD FACS Fortessa LSR II

Com capacidade para detecção de até 8 cores simultanenamente, possui três lasers (azul - 488 nm,  vermelho - 640 nm, violeta - 405 nm) que permitem a quantiifcação e caracterização quanto ao tamanho e complexidade /granularidade de células presentes em amostras de sangue, medula óssea, líquor, líquidos pleural e peritoneal ou suspensões de tecidos sólidos.

 

MODELOS EXPERIMENTAIS
 ME-01 - Biotério Central (BIOT)BIOT
Biotério Central

Serviço de apoio que atende usuários e pesquisadores de toda a comunidade acadêmica oferecendo produtos e serviços com alto valor agregado, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais.
 ME-04 - UTI Animal (UTIA)UTIA
UTI Animal

O nosso objetivo é oferecer o serviço de uma UTI de animais onde possamos realizar experimentos de longa duração com toda a monitoração necessária, visando o bem estar do animal e mantendo a qualidade da pesquisa científica. O serviço que ofereceremos serão protocolos envolvendo a ventilação mecânica de longa duração com toda a monitoração necessária.
 ME-05 - Modelo Zebrafish (ZEB)ZEB
Modelo Zebrafish

Os serviços oferecidos permitem que o pesquisador obtenha, mantenha e utilize seus animais desde o nascimento até a conclusão da pesquisa; receba suporte técnico para realização de  mutagênese, genotipagem, preparo histológico e molecular. Oferecemos ainda controle sanitário para colônias externas

 

 ME-06 - Sala Biolimpa (NUCE)NUCE
Sala Biolimpa

A Unidade de Salas Biolimpas é composta por 04 salas de experimentação de padrão cGMP e 01 sala de apoio contendo diversos equipamentos de uso geral, como centr;ifugas, geladeira e ultra-freezer.

BIOBANCO
 BIOB-01 - Biobanco (BIOB)BIOB
Biobanco

É um núcleo de apoio à pesquisa/NAP de instrumentação financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo e pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Fornece materiais biológicos humanos (tecidos, sangue) e seus derivados, como ácidos nucléicos de alta qualidade, sendo responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento desse materiais.
 BIOB-02 - Unidade de Criopreservação - Biorrepositório (UCB)UCB
Unidade de Criopreservação - Biorrepositório

Possui seis tanques internos com capacidade para armazenar até 32.400 amostras cada um, sendo o enchimento dos espaces feito automaticamente por meio de monitoramento remoto realizado pelo sistema de segurança.
GENÔMICA ESTRUTURAL E FUNCIONAL
 GEF-01 - Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (8 capilares) (SDN1)SDN1
Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (8 capilares)

Realiza o sequenciamento de DNA (produtos de PCR e plasmídeos) pelo método de Sanger.

 GEF-02 - Sequenciadores de Nova Geração Plataforma Ion Torrent (SDNA)SDNA
Sequenciadores de Nova Geração Plataforma Ion Torrent

Utiliza tecnologia baseada em semicondutores que realizam a captação de ions H+ (Ion Torrent) transformando informações químicas contidas no DNA em informações digitais, o que permite o estudo de pequenos genomas, análise de amplicon, ampliseq, RNAseq, exomas, genomas completos, etc.

 GEF-03 - Sequenciador ABI 3730 DNA Analyzer (48 capilares) - CTO/ICESP (SDN3)SDN3
Sequenciador ABI 3730 DNA Analyzer (48 capilares) - CTO/ICESP

Realiza o sequenciamento de produtos de PCR e plasmídeos por eletroforese capilar, além de análise de fragmentos. 

 GEF-04 - Pirosequenciador PyroMark Q24 - CTO/ICESP (SDN4)SDN4
Pirosequenciador PyroMark Q24 - CTO/ICESP

Pirosequencioamento de produtos de PCR para análise de mutações, metilação, entre outras aplicações.

 GEF-05 - Sequenciador MiSeq - CTO/ICESP (SDN5)SDN5
Sequenciador MiSeq - CTO/ICESP

Sequencioamento de Nova Geração com capacidade de gerar até 15Gb de informação com até 25 milhões de fragmentos sequenciados. A plataforma é eficiente para estudo de pequenos genomas, análise de amplicom, ChipSeq, RNAseq, etc.

 GEF-06 - Plataforma Affymetrix de Microarrays (UGEE)UGEE
Plataforma Affymetrix de Microarrays

Adquirido em 2007, com recursos próprios do Laboratório de Oncologia Experimental (LIM24), realiza serviços de expressão Gênica e genotipagem em larga escala.

 GEF-07 - QuantStudio/MiSeq/Bioanalyzer - NuGen (UT)UT
QuantStudio/MiSeq/Bioanalyzer - NuGen

Com tecnologia baseada em PCR em tempo real acesível para high-throughput, permite a análise de genotipagem e microRNA.
 GEF-08 - Sequenciamento em Larga Escala (SELA) (SELA)SELA
Sequenciamento em Larga Escala (SELA)

Sequenciamento paralelo maciço para sequenciameto em grande escala com máximo rendimento custo/benefício, permitindo a detecção de mutações e polimorfismos em genomas individuais, quantificação da expressão gênica, splicing alternativos, alterações no número de cópias dos transcritos, expressão de microRNAs e alterações epigenéticas.

 

 GEF-09 - iScan System (CPM)CPM
iScan System

Análise de alta resolução do genoma humano pelas novas metodologias MLPA (Multiplex Ligation-Dependent Probe Amplification) Array (BeadArray technology) permitindo sua caracterização desde a descrição de vias complexas que envolvem a etiopatologia das doenças até mecanismos de resistência a terapias, fornecendo dados para a nova medicina genômica personalizada.
 GEF-10 - Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (LGP)LGP
Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer

Sequenciamento/análise multiplexde fragmentos de DNA para diversas aplicações clínicas e científicas, tais como: estudo estrutural de genomas e genômica comparada, detecção e análise de mutações gênicas, análise filogenética, DNA barcoding, aplicações em ciências forenses e determinação de paternidade.

 GEF-11 - Sequenciador de Fragmentos ABI 3500 Genetic Analyzer (SDN6)SDN6
Sequenciador de Fragmentos ABI 3500 Genetic Analyzer

Sequenciamento/análise multiplexde fragmentos de DNA para diversas aplicações clínicas e científicas, tais como: estudo estrutural de genomas e genômica comparada, detecção e análise de mutações gênicas, análise filogenética, DNA barcoding, aplicações em ciências forenses e determinação de paternidade.
 GEF-12 - Sequenciador de DNA MiSeq System (SDN7)SDN7
Sequenciador de DNA MiSeq System

Sequenciamento em alta escala para estudo de pequenos genomas, análise de produtos amplificados, etc.
ANÁLISES ESPECIAIS
 AE-01 - Fluorímetro FilterMax F5 (FLU)FLU
Fluorímetro FilterMax F5

É um leitor de microplacas concedido pelo programa equipamentos multiusuários da FAPESP (Processo nº 2009/54219-8) que apresenta absorção (UV e visível), intensidade de fluorescência - FI (superior e inferior de leitura), brilho de luminescência, polarização de fluorescência (FP) e fluorescência resolvida no tempo (TRF).
 AE-02 - Analisador de Microesferas Luminex IS 2.3 System (AME)AME
Analisador de Microesferas Luminex IS 2.3 System

O principio da tecnologia Luminex baseia-se no uso de microesferas recobertas com anticorpos específicos analisadas em um sistema de lasers óticos conjugados ao sistema de fluidos. A tecnologia permite a avaliação de até 100 moléculas diferentes (citocinas , hormônios e biomarcadores) utilizando pequenos volumes de fluidos biológicos (plasma, soro, sobrenadante de cultura ou homogenato de tecido).
 AE-03 - COBAS c 111/pocH 100iV/ STart 4/ Bio-Plex 200/ABL800 FLEX (LAE)LAE
COBAS c 111/pocH 100iV/ STart 4/ Bio-Plex 200/ABL800 FLEX

O LAE oferece aos usuários a realização de exames laboratoriais bioquímicos, hematológicos (inclusive de coagulação) e gasométricos em amostras animais. Dosagens automatizadas de citocinas, fatores de crescimento, sinalizadores de transdução celular, mediadores de inflamação aguda e painel para diabetes são realizadas em amostras animais e humanas.
 AE-04 - QIAsymphony SP (extração e purificação de ácidos nucléicos) (EPM)EPM
QIAsymphony SP (extração e purificação de ácidos nucléicos)

A tecnologia QIAsymphony combina a rapidez e eficiência da sílica - ou baseada na purificação NINTA - com a manipulação conveniente de partículas magnéticas. O QIAsymphony SP é pré-instalado com protocolos otimizados para purificação de ácidos nucléicos ou proteínas a partir de uma ampla gama de materiais iniciais.
 AE-06 - LC MS/MS (cromatografia/espectrometria de massa) (LCMS)LCMS
LC MS/MS (cromatografia/espectrometria de massa)

O equipamento multiusuário localizado no LIM 42 - Laboratório de Hormônios e Genética Molecular permite a dosagem dos hormônios esteróides por cromatografia líquida associada à espectrometria de massas em tandem (MS/MS).
 AE-07 - Ultracentrífuga refrigerada WX100 (UCR)UCR
Ultracentrífuga refrigerada WX100

Esse equipamento gera forças de centrifugação requeridas para uma grande variedade de aplicações, sendo de grande utilidade para fins preparativos e analíticos em bioquímica e biologia como por exemplo, no fracionamento de lipoproteínas, preparo de membranas plasmáticas e de organelas celulares, preparo de lipossomos, etc.
 AE-08 - Bioanalyzer 2100 (ML2)ML2
Bioanalyzer 2100

Este equipamento permite a análise da quantidade e qualidade de DNA e RNA de material fresco ou fixado em formol e emblocado em parafina.
 AE-09 - Leitor de EliSpot - AID (ELPT)ELPT
Leitor de EliSpot - AID

Permite a análise de ensaios enzimáticos e ensaios multi-color FluoroSpot.
IMAGEM
 IMG-01 - IVIS Spectrum, Software Living Image (IMPC)IMPC
IVIS Spectrum, Software Living Image

Tecnologia versátil e avançada de imagem óptica que facilita o monitoramento longitudinal não invasivo de progressão de doenças, cell trafficking, expressão gênica entre outros em animais vivos.

 IMG-02 - PET/SPECT/CT para pequenos animais (IM2)IM2
PET/SPECT/CT para pequenos animais

Possibilita a obtenção de imagens in vivo (utilizando anestésico inalatório) que fornecem informações fisiológicas e/ou morfológicas de vários órgãos (cérebro, coração, fígado, osso, etc) e/ou processos (inflamação, metabolismo glicolítico, crescimento tumoral, etc), dependendo da técnica e/ou radiofármaco injetado, sendo possível o acompanhamento longitudinal dos animais. 
 IMG-03 - Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA) (PISA)PISA
Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA)

Contando com a tecnologia de diversos equipamentos modernos de imagem, oferece serviços de pesquisa de função, estrutura e compponentes bioquímicos de oragnismos biológicos in vivo e ex vivo.
 IMG-04 - XtremeCT (tomografia computadorizada) (LMO)LMO
XtremeCT (tomografia computadorizada)

Permite a avaliação da qualidade óssea in vivo do rádio e tíbia em humanos por meio de parâmetros estruturais que avaliam a macro e micro estrutura óssea não avaliada pela desitometria. A aquisição de novo software também permite  a avaliação de propriedades mecânicas por meio da análise de Elemento Finito.    
 IMG-05 - Ultrassom VEVO 2100 (VEVO)VEVO
Ultrassom VEVO 2100

Ultrassom de alta frequência que permite avaliar várias doenças em modelos animais de pequeno porte, tais como: doença renal. doenaças cardiovasculares, tumores e desenvolvimento embrionário. 
MICROSCOPIA E
TÉCNICA MICROSCÓPICA
 MIC-01 - Manual Tissue Microarrayer 1 MTA-1 (TMIH)TMIH
Manual Tissue Microarrayer 1 MTA-1

Entre os serviços oferecidos inclui a confecção de Tissue Microarrays (TMAs) e/ou a realização de reações imunohistoquímicas.
 MIC-02 - PALM MicroBeam (microdissecção a laser) (ML)ML
PALM MicroBeam (microdissecção a laser)

São oferecidos os seguintes serviços:

  • Corte e coloração de lâminas em congelação para uso na microdissecção.
  • Microdissecção a laser para aplicações dowstream como Real Time PCR. 

 

 MIC-03 - Microscópios Eletrônicos: Jeol - JEM 1010 e Philips Tecnai - 10 (ME)ME
Microscópios Eletrônicos: Jeol - JEM 1010 e Philips Tecnai - 10

É um centro de interação entre pesquisadores que buscam a aplicação de técnicas e interpretação de dados obtidos em microscopia de luz e eletrônica para solução de problemas biológicos.
 MIC-04 - Microscópio Confocal LSM 510 META (MC)MC
Microscópio Confocal LSM 510 META

O módulo LSM 510 Meta dispõe de uma ampla faixa de lasers visíveis para atender a maioria das aplicações padrão de fluorescência, incluindo Argônio e Hélio-Neônio. O módulo UV possibilita o uso de um laser Enterprise para a excitação de fluoróforos, tais como DAPI ou Hoechst. 

 MIC-05 - Digitalizador de Lâminas 3D Histech (DLH)DLH
Digitalizador de Lâminas 3D Histech

O diigitalizador de lâminas da marca 3D Histech foi adquirido por meio do projeto FAPESP 2009/54323-0, "Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA) e permite a obtenção de imagens histológicas digitais a partir de lâminas físicas.
DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA
 COM-01 - NCI - informática (SDCi)SDCi
NCI - informática

EDITORAÇÃO
 SDC-01 - SDC - Editoração (SDC)SDC
SDC - Editoração

CERTIFICAÇÃO DE LINHAGENS CELULARES
 CLC-01 - Certificação de Linhagens Celulares (CLC)CLC
Certificação de Linhagens Celulares

CENTRO DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS
 CAAB-01 - Centro de Armazenagem de Amostras Biológicas – Unidade de Ultrafreezers (CAAB)CAAB
Centro de Armazenagem de Amostras Biológicas – Unidade de Ultrafreezers



 

Rede PREMiUM FMUSP
Av. Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César
CEP: 01246-903
São Paulo-SP
INSTITUCIONAL SERVIÇOS CONTATO